Jornal Expresso - 10 formas de aumentar rapidamente os seus resultados
Media articles about Assessments - Newspapers

Revista Expresso

Dossier Especial

10 Formas de aumentar rapidamente os seus resultados

 

Multinacionais e empresas portuguesas perceberam que a Liderança Alternada em que todos têm o sentido de servir é o caminho. As empresas querem resposta para: Como construir equipas onde a liderança alternada funciona na perfeição? Como aproveitar a energia e performance de todas as pessoas da equipa? Como o fazer de uma forma rápida?

 

O recurso em força à Conceito O2 para responder a estas questões está a ser de uma intensidade nunca antes sentida. Os pedidos nacionais e internacionais e a realização de programas de Desenvolvimento com Coaching e Workshops, bem como de processos de Assessment, estão na ordem do dia!

 

O que precisa de saber para aumentar os seus resultados rapidamente é:

  • Diagnosticar
    • quais são as competências que tem que desenvolver,
    • quais são os elementos da sua equipa em que tem de apostar,
    • quem tem de recrutar para completar a sua equipa;
  • Apostar no desenvolvimento de competências;
  • Avaliar essa evolução, monitorizando de perto a obtenção de resultados;
  • Tomar decisões rápidas de mudar players.

 

Veja se já tem as respostas para as seguintes questões. Se não tem para algumas, avance para as conseguir.

 

1 – O que ainda tenho de desenvolver para dar o salto?

Peça a várias pessoas para o avaliarem através do diagnóstico de Inteligência Emocional desenvolvido pelo Daniel Goleman o ECI – Emotional Competency Inventory. Os resultados que obtiver dizem-lhe que comportamentos terá de manifestar com mais frequência para que, em termos pessoais e profissionais, atinja os seus objectivos. O mais frequente é necessitar de desenvolver o seu auto-controle, a sua empatia, a sua influência ou a sua auto-confiança.

 

2 – Será que os estilos de liderança que utilizo são os indicados?

Responda ao ILS – Inventory of Leadership Styles e peça também aos seus colaboradores para responderem. Vai descobrir o seu perfil de liderança. Provavelmente está a usar demasiado o estilo Directivo e o Estilo Pressionador e pouco do estilo Visionário e do estilo Coaching. Os dois primeiros estilos são os que levam geralmente a piores resultados e os dois últimos levam a melhores resultados pois as pessoas ficam muito motivadas e por isso disponíveis para dar o seu melhor.

 

3– Como é que as pessoas se sentem a trabalhar na minha organização?

Avalie o clima organizacional através do OCS – Organizacional Climate Survey. Os resultados obtidos explicam 28% dos resultados da sua organização, segundo os investigadores do Hay Group e da Universidade de Harvard. Será que todas as pessoas da sua equipa sabem o que é esperado delas? E têm orgulho de pertencer à sua equipa? E estão definidos objectivos desafiantes e atingíveis para a organização e para os seus colaboradores? A resposta a estas e outras questões pode dar-lhe pistas para aumentar os seus resultados operacionais rapidamente.

 

4 – Porque é que eu tenho tendência para me comportar sempre da mesma forma?

Se quer saber porque faz sempre os mesmos erros e tem determinadas qualidades, responda ao MBTI – Myers-Briggs Type Indicator, o questionário mais utilizado em todo o mundo ou ao Insights Discovery, que lhe dará uma nova perspectiva sobre si mesmo.

 

5- Porque é que não consigo convencer algumas pessoas a fazerem o que eu quero e que até era bom para elas?

Parece que está a necessitar de conhecer melhor os estilos de influência que está a utilizar. Responda ao ISQ - Influence Styles Questionnaire e perceba se está a utilizar todos os estilos de influência.

 

6 - Como é que eu posso potenciar o trabalho da minha equipa?

Com o Wave Focus Styles da Saville Consulting obtenha informação sobre o perfil de cada elemento da sua equipa. Percebendo como cada um comunica, gere a mudança, etc., aproveita o que cada um tem de melhor.

 

7 – Será que sou empreendedor? E na empresa, haverá mais alguém?

Utilizando o Wave Entrepreneurial da Saville Consulting irá perceber quem tem maior capacidade para descobrir possibilidades futuras, criar oportunidades superiores, sair da zona de conforto e criar negócio.

 

8 – Quais os melhores candidatos para várias funções?

Quem exerce as funções e aqueles com quem se relacionam identificam o perfil de competências das funções através do Job Profiler da Saville Consulting. Peça depois aos candidatos que respondam ao Wave Profissional Styles e encontrará os que correspondem ao perfil que definiu.

 

9 - Como é que promovo o meu desenvolvimento e o dos meus colaboradores?

Todos os instrumentos fornecem essa informação específica em relação ao que avaliaram. Como a mudança de comportamentos só acontece de uma forma sustentável com muita motivação, treino e apoio de alguém, a Conceito O2 realiza Coaching individual ou de equipa, Workshops, Formação e E-learning em vários países.

 

10 – Como vou saber se todo o meu esforço de desenvolvimento já está a ter impacto nos outros e nos resultados?

Peça a essas pessoas para responderem ao Questionário de avaliação da evolução desenhado especificamente para si.

Se ainda tem dúvidas contacte a Conceito O2 e veja as soluções flexíveis, personalizadas, em várias línguas e self-service de diagnóstico e desenvolvimento e seja acompanhado por Coaches e Consultores certificados.

Para mais informações consulte o site www.conceitoo2.com ou telefone para 217230781

Isabel Freire de Andrade e Sofia Calheiros (partners da Conceito O2)

 

Visit us in the
social networks